-
A Maca(Lepidium meyenii) é uma antiga e conhecida raiz peruana usada desde o tempo dos Incas. É composta por aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e demais propriedades que atuam no organismo com o objetivo de aumentar a resistência, a energia, a vitalidade, o libido e a função sexual, a partir de uma combinação sinérgica de ativos que promovem benefícios para a saúde, podendo ser consumido por crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A maca, assim como outros superalimentos e superervas, é um poderoso adaptogênico, o que significa que ela tem a capacidade de equilibrar e estabilizar os sistemas glandular e hormonal, o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e a musculatura.
Essencialmente, adaptogênicos não são tóxicos, produzem uma resposta adaptável ao estresse e melhoram a homeostase no corpo.
De acordo com pesquisas, a maca, por ser um superalimento adaptogênico, aumenta a energia, a resistência, a oxigenação no corpo, a força física, a produção de neurotransmissores e a libido. Ela auxilia o sistema endócrino, as suprarrenais e a tireoide, e normalmente melhora o humor e ajuda na produção de hormônios saudáveis.
A maca é conhecida por melhorar as seguintes condições:
- anemia;
- fadiga crônica;- depressão;- infertilidade e esterilidade em humanos e animais;- falta de libido;- desnutrição;- sintomas da menopausa;- desconforto e problemas menstruais;- memória fraca;- câncer no estômago;- tensão causada por estresse;- tuberculose.Saiba mais:
O pó da maca seca contém aproximadamente 59 por cento de carboidratos, 8,5 por cento de fibras e um pouco mais que 10 por cento de proteínas.
A proteína existente no pó da maca seca contém vinte aminoácidos e sete aminoácidos essenciais. Comparada à batata, outra raiz local andina, a maca contém cinco vezes mais proteínas e quatro vezes mais fibras. Embora a maca não seja uma fonte completa de proteínas, é uma ótima fonte de precursores de hormônios e aminoácidos, pois provoca vários dos efeitos conseguidos com uma dieta rica em proteínas.
A maca tem um teor maior de gorduras que outras raízes (2,2 por cento), das quais o ácido linolênico, o ácido palmítico e o ácido oleico são os ácidos graxos principais, respectivamente, e também uma fonte rica de esteróis ativadores do sistema imunológico, incluindo sitosterol, campesterol, ergosterol, brassicasterol e ergostadienol. A maca contém isotiocianatos aromáticos biologicamente ativos, especialmente o p-methoxibenzil isotiocianato, que tempropriedades famosas afrodisíacas. A maca é rica em cálcio, magnésio, fósforo, potássio, enxofre, sódio e ferro e contém oligoelementos, incluindo zinco, iodo, cobre, selênio, bismuto, magnésio, estanho e silício. Ela também é rica em vitaminas B1, B2, C e E.
Curiosidades:
"Mulheres que tinham menstruação irregular e usaram maca experimentaram uma melhora consistente, ao passo que mulheres que sofrem com ondas de calor, mudanças repentinas de humor e outros sintomas ligados ao climatério e à menopausa sentiram que tudo isso diminuiu dramaticamente com o uso da maca."
Beth M. Ley, PhD, no livro Maca:Adaptogen and Hormonal Regulator"A maca tem alto valor nutricional, pois fornece macro e micronutrientes, incluindo 31 minerais-traço diferentes, que atuam no funcionamento de estruturas celulares e do organismo. A maca consegue otimizar a função da célula, assim como o equilíbrio no nível celulor."
Doutora Gloria Chacón de Popovici, bióloga da Universidade Nacional de San Marcos, Lima, Peru.Peso:
100g
Detalhes técnicos do produto:
Código | 271 |
Código de barras | 7898925548171 |
Marca | Giroil |